quinta-feira, 7 de abril de 2011

Estilo personalizado

Visagismo está ligado à arte! Entenda a técnica e veja como empregá-la no dia-a-dia.



Ter um estilo próprio vai muito além da moda. Não adianta querer o corte ou a coloração de determinada celebridade se aquele modelo de cabelo não combina com você. Antes de encontrar o corte que vai valorizar o seu rosto, os profissionais precisam analisar muitas características como cor da pele, olhos, expressão, personalidade e estilo pessoal. Essa técnica é chamada de visagismo, ou seja, estudo do rosto.

Conceito ligado à arte, o visagismo permite adequar o que somos com o que precisamos ou queremos transmitir com a nossa imagem pessoal. Isso parece simples, mas não é. Segundo Tony Borba, visagista, hair designer e maquiador, lidar com a natureza humana é delicado. "A primeira impressão é a que fica, sim!", afirma ele, que complementa: "o visagismo, então, permite que o impacto de nossa aparência no dia-a-dia seja benéfico aos nossos anseios".

Tony cita como exemplo uma cliente que sempre foi adepta de longas madeixas. Porém, após ter passado por sua consultoria, não hesitou em cortá-las. "Mostrei para ela o que via com a sua imagem - cabelos longos que normalmente ficavam presos - e o que seus traços naturais revelavam de sua personalidade. Na sequência, ela mostrou a necessidade de mudança, de sentir-se mais decidida. O prognóstico então foi madeixas curtas!", conta ele.

Na rotina do visagista, muitas vezes, essa transformação radical é necessária e indicada, porém nem sempre as pessoas estão prontas para a mudança ou ela não é essencial. "O visagismo, às vezes, permite uma transformação impactante, grandiosa. Outras tantas, basta um pequeno detalhe", explica Tony Borba.

O profissional precisa saber como a imagem e todos os seus componentes funcionam para criar uma harmonia entre o equilíbrio da luz, cor, linhas e formas. Além disso, ele precisa indicar que tipo de corte, maquiagem ou design de sobrancelhas será mais adequado. Se o cliente deseja expressar credibilidade e dinamismo, mas com suavidade, saberá quais linhas, formas, cores e proporções precisam ser criadas para atingir a harmonia visual.


Essa técnica além de permitir que o profissional de beleza customize os seus serviços, transformando-os em experiências únicas para seus clientes, garantem um visual especial, que valorizará a beleza natural de cada um.

Um comentário:

  1. Nossa, informações valiosas Dani :)
    Parabéns pelo Blog, ameei .. já estou seguindo . segue também ?

    http://loiratagarela.blogspot.com/

    ResponderExcluir